A história do NEPSIS (Núcleo de Estudos de Psicodrama e Sistêmica) se mistura com a do Instituto de Psicodrama de Ribeirão Preto, no sentido de dar continuidade ao estudo do Psicodrama. Com o fechamento do Instituto em 2005, parte do grupo de psicodramatistas locais se (re)uniu e constituiu o NEP (Núcleo de Estudos de Psicodrama) em fevereiro de 2006. Com a definição estratégica de atuação voltada à oferta de conhecimento e formação em Psicodrama, o NEP oferecia semestralmente módulos temáticos de formação em local provisório, bem como encontros de grupos de discussão.
Entre 2006 e 2007 foram realizados cursos de Psicodrama (com duração de duas semanas) para alunos do Curso de Psicologia da USP/Ribeirão.
Em 2008, o então denominado apenas como nome de fantasia NEP (Núcleo de Estudos de Psicodrama) passou por um evento marcante em sua história, com a realização do Workshop “Ser Mulher no Século XXI” (clique aqui para acessar o artigo deste estudo), coordenado por Ana Cecília Chaguri, Ani Cintra e Oliveira, Célia Ferreira Santos (participação especial) e Elenice Gomes. Passando por uma nova reformulação, o NEP chegou a 2009 sob a coordenação exclusiva de Elenice Gomes.
Parcerias
Em 2011 o NEP, em parceria com a ESOFS (Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico) começou a co-coordenar o curso de Pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, para o qual contou com a parceria também do SEAVIDAS/HC/USP – Ribeirão Preto, que gentilmente sediou a realização desse curso para a primeira turma.
Em 2014, o NEP firmou uma nova parceria com o Auditório do Palace de Ribeirão Preto, onde realizou o 1° Simpósio de Terapia Familiar, com o tema: “A família brasileira na contemporaneidade”, e no ano seguinte o “Seminário: Psicodrama com crianças”, e no ano seguinte o “Seminário: Psicodrama com crianças”, ministrado pela dra Rosalba Filipini.
Novos Espaços
Em novembro de 2015 o NEP ganhou uma sede própria em Ribeirão Preto, já oferecendo a segunda, terceira e quarta turmas do Curso de Especialização em Terapia Familiar Sistêmica e modificou a sua denominação para NEPSIS (Núcleo de Estudos de Psicodrama e Sistêmica).
A partir de então, o NEPSIS foi reconhecido como Instituto formador pela APTF (Associação Paulista de Terapia Familiar) e ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar). Tivemos inúmeros professores renomados tanto do Psicodrama quanto da Sistêmica ministrando nossos cursos e workshops.
A última turma de Terapia Familiar Sistêmica, iniciada em 2019, transitou do ambiente exclusivamente presencial para o formato híbrido em 2020, com o advento da Pandemia de Covid-19. Foi um momento extremamente desafiador e inovador.
No final de 2021 mudamos para Santos/SP. Desde então trabalhamos 100% online, adquirindo a plataforma Zoom para realização de todos os nossos eventos, formando novas e harmônicas parcerias.
