Sociodrama Familiar Sistêmico

Sociodrama é um dos ramos do que comumente passou-se a denominar Psicodrama. Na verdade, Jacob Levy Moreno (1889-1994), conhecido como o criador do Psicodrama, desenvolveu um conjunto de métodos, teorias e técnicas denominado por ele de PROJETO SOCIONÔMICO.

O termo sociodrama, do ponto de vista epistemológico vem da fusão do latim e do grego, onde socius significa companheiro ou grupo e drama significa ação. Ou seja, sociodrama é ação ou trabalho conjunto com o(s) companheiro(s).

O Sociodrama Familiar Sistêmico é um método de tratamento familiar que compreende a família como um sistema de estrutura própria, relacionando-o com uma intervenção terapêutica não diretiva e não julgadora, sem perder sua coerência teórica com os preceitos morenianos. Alia-se a concepção de resgate da espontaneidade através da dramatização à posição de co-construção da realidade na qual o terapeuta passa a ser um observador participante.

*Síntese extraída da Introdução do livro de mesmo título “Sociodrama Familiar Sistêmico”, da autora Maria Rita D’Angelo Seixas, publicado pela Editora Aleph.