O CINEP teve início no segundo semestre de 2017, com uma proposição metodológica que denominamos DIALODRAMA. Essa metodologia derivou da combinação do Psicodrama – senso comum – com o Projeto de Conversações Públicas, desenvolvido nos Estados Unidos, por uma instituição do mesmo nome. O projeto visava organizar apresentações eventuais de filmes a serem projetados no espaço físico do NEPSIS e debater questões como: movimento LGBTQIAPN+, questões Sociais e Sistêmicas – Casal e Família. Durante a projeção dos filmes, oferecíamos pipoca e guaraná. Após a projeção, o público presente tomava os papeis dos personagens dos filmes com os quais se identificava e a partir daí construíamos diálogos com a plateia e debatíamos o tema.
O intuito foi desenvolver empatias para com os problemas e questões relevantes da humanidade e elevar o grau de tolerância para com as diversidades sociais de gênero, raça, classe, crenças e valores simbólicos.
Esse projeto se prolongou até o final de 2019, contanto com um público interessado e participante e foi muito auspicioso. Consideramos termos atingido nossos objetivos.
Trabalhamos com os seguintes filmes: Uma lição de amor, As sufragistas, Eu – Daniel Blake, Livrando a cara, Clair Obscur, A Onda, Tom Boy e Xuxu.
Seguem os banners dos filmes:










