Claudia Paes Leme
Elenice Gomes
Mônica Lima e Azevedo
Primeiras Impressões

Entre setembro e outubro de 2023 fizemos uma proposta de roda de conversa sobre abusos de gênero exclusivamente para mulheres, com cinco encontros com duração de uma hora e meia cada, no período noturno, a ser desenvolvida de forma online pela plataforma Zoom. Foi um encontro para cada tipo de abuso ou violência, ou seja, um para abuso físico, um para sexual, outro para o psicológico, o moral e o patrimonial, nessa ordem.
Fizemos ampla divulgação através de um flyer eletrônico artístico com bastante antecedência nas redes sociais, especialmente pelo Instagram e Facebook, bem como junto aos nossos contatos pessoais pelo whatsapp, além de fazermos um “corpo a corpo” junto às nossas clientelas. Surpreendemo-nos com a baixa adesão ao projeto, mesmo renegociando valores e até disponibilizando participações gratuitas. No contato direto com as nossas clientes, nos deparamos com justificativas tais como:
- “eu não posso participar nesse horário porque meu marido está em casa”
- “tenho medo do que possa acontecer se eu participar”
- “eu não tenho privacidade na minha própria casa”
- “eu não tenho como justificar minha saída de casa, pois não gosto de
mentiras”
Pudemos observar já durante o processo, o quão difícil ainda é no presente de algumas mulheres falar de abusos sofridos no passado, tocando em feridas anímicas ainda não cicatrizadas. Constatamos que há mulheres que vivem anos em relações abusivas ou tóxicas, sem se darem conta do fato e outras que ainda têm medo e/ou falta-lhes força e empoderamento para romperem tais ciclos. Em contrapartida, os encontros foram terapêuticos para aquelas mais corajosas que compartilharam suas dores.
Outra constatação foi a de que é muito importante o letramento sobre este tema, pois infelizmente ele ainda não é tão conhecido em sua amplitude e filigranas.
