Elenice Alves Gomes No mundo contemporâneo ocidental cristão, vamos vivendo e vivenciando inúmeras configurações familiares e vários modelos conjugais. Pela quantidade de casamentos, descasamentos e recasamentos, continuamos a pensar na necessidade dos indivíduos adultos continuarem se acasalando e buscando novas formas de se relacionarem. Da década de 70 pra cá, segundo Simonetti (2009), existem basicamenteContinuar lendo “Simetria Conjugal: Vínculo Possível ou Utópico?”
Arquivos mensais:janeiro 2020
Os Três Dogmas do Casamento
Elenice Alves Gomes Caráter indissolúvel Heterossexualidade Monogamia Vivemos neste milênio do mundo ocidental cristão, inúmeras mudanças e o casamento não poderia passar incólume! A experiência de viver eternamente com um único parceiro (até que a morte os separe!) está cada vez mais rara nos dias de hoje. Com a queda dos sistemas ditatoriais e suasContinuar lendo “Os Três Dogmas do Casamento”
Quando um Membro do Casal quer Filhos e o Outro Não
Entrevista concedida por Elenice à jornalista Heloisa Junqueira do site UOL: COMPORTAMENTO em fevereiro de 2014 – Quando um quer filho e o outro não, qual a melhor maneira de discutir o assunto? Como um pode abordar os prós e o outro os contras? O melhor para um casal é sempre uma boa conversa. SeContinuar lendo “Quando um Membro do Casal quer Filhos e o Outro Não”
O Amor está na Rede
Elenice Alves Gomes Esse foi o título da Revista Revide de nº3, ano 28, que é publicada semanalmente em Ribeirão Preto/SP, com distribuição gratuita: “O amor está na rede”. Na qualidade de entrevistada que fui pela jornalista responsável pela matéria, fiz algumas referências que publico aqui. O assunto diz respeito ao uso das redes sociaisContinuar lendo “O Amor está na Rede”
Namoridos
Elenice Alves Gomes A palavra NAMORIDO é um neologismo, criada a partir da conjunção de dois substantivos: NAMORADO + MARIDO. Conceitualmente, podemos definir como uma relação não formalizada, mas estável entre um homem e uma mulher ou entre dois homens, no caso de relações homoafetivas. As relações conjugais e familiares têm se transformado muito, especialmenteContinuar lendo “Namoridos”
As Redes Sociais na Família, na Terapia Familiar e na Sociedade Brasileira
Elenice Alves Gomes Dias 24 e 25 de maio de 2013 foi feito um Simpósio com esta temática na cidade maravilhosa, promovido pela ATF/RJ (Associação de Terapia Familiar do Rio de Janeiro). O convidado especial foi Gonzalo Bacigalupe, terapeuta familiar chileno, radicado nos Estados Unidos. A metodologia do evento foi conduzida de forma dinâmica, fazendoContinuar lendo “As Redes Sociais na Família, na Terapia Familiar e na Sociedade Brasileira”
Precisamos ser amados, mas por que amamos?
Elenice Alves Gomes Introdução O que é o Amor? O significado do termo pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com sua cultura, valores e mitos adquiridos ou aprendidos. Há pessoas também que não sabem definir ou sequer discorrer sobre o assunto. A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na línguaContinuar lendo “Precisamos ser amados, mas por que amamos?”
